Comércio Exterior
- Adailton Júnior
- 18 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
O comércio internacional, como conhecemos hoje surgiu na época histórica denominada mercantilismo.
O conceito básico era identificar e oferecer produtos escassos e desejados pelo mercado, buscando lugares onde tivesse esses produtos em abundância e que tivesse pouca procura, esse fato ocasionou uma reação em cadeia que se tornou o comércio internacional que conhecemos hoje.
Movimenta a economia mundial e é o maior responsável pelo Produto Interno Bruto. O acesso do comércio internacional está crescendo cada vez mais graças a GLOBALIZAÇÃO. Um exemplo é a possibilidade de se fazer compras pela internet de produtos importados isso faz com que a economia mundial gire.
Teve alguns fatos históricos que contribuíram para o surgimento do comércio internacional como revolução industrial e primeira guerra mundial.
Devido a destruição da Europa causado pela guerra e a necessidade de reconstruir a Europa
Surgiu em 1948 o primeiro tratado internacional com objetivo de promover a integração comercial chamado GATT - General Agreement on Trade and Tariff (Acordo Geral de Tarifas e Comércio Internacional).
Globalização: É um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. Com a globalização surgiu algumas consequências como a queda das barreiras alfandegárias, criação de blocos econômicos, velocidade na comunicação, circulação dos fluxos de capitais e é encarado como um grande momento de transformação.

História de Forma Resumida
A história do Comércio Internacional está relacionada à história da economia mundial e à globalização.
Coincidência entre a contração das economias e a retração de seu comércio exterior, como ocorreu nas crises de 1929 e uma recente no ano de 2009.
Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro

Como mostra acima esses são os principais órgãos públicos que estão envolvidos diretamente como o comércio exterior.
Intervenientes no Comércio Internacional
Intervenientes x Anuentes
Intervenientes: São todos aqueles que diretamente ou indiretamente tem relação com o comércio internacional.
Anuentes: São órgãos governamentais que tem a função de concordar ou discordar com a entrada ou saída de bens, veículos ou pessoas do país.
Imagem abaixo mostra bem os intervenientes do comércio internacional.

Exportar: significa a saída de um produto ou mercadoria de um país para o outro. Por exemplo: O Brasil vende o algodão para a China.
Importar: É quando um país compra mercadorias ou produtos originados de outro país. Por exemplo: O Brasil compra o gás natural da Bolívia.
Quais são as vantagens de uma exportação:
Maior produtividade: Aumenta a escala de produção;
Diminuição da carga tributária: A empresa pode compensar o recolhimento dos impostos internos na exportação;
Aperfeiçoamento dos recursos humanos: As empresas que exportam podem oferecer melhores salários e treinamentos para seus funcionários;
Aperfeiçoamento dos processos industriais: Melhora a qualidade e a apresentação de seus produtos. A empresa também passa a ter melhores condições para as competições internas e externas;
Aumento da capacidade inovadora: As empresas que exportam passam a ter tendências inovadoras em relação as não exportadoras;
Imagem da empresa: A empresa passa a ser referência tanto em seu país quanto no exterior;
Vantagens da importação:
Baixo custo de aquisição da moeda em relação ao país comprador;
Incentivo do governo federal para a importação;
Variação cambial favorável à importação;
Baixa agregação de mão de obra;
O tempo de importação passa a ser menor que o tempo de fabricação nacional.
Importar e exportar são fatores importantes para a economia de qualquer país, principalmente para os desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Considerações:
Foi feito esse resumo sobre o comércio exterior pois é um assunto que está totalmente ligado com Administração que no caso é o curso qual estou estudando, é um assunto que me interessa muito e os conhecimentos adquiridos soma com os conhecimentos que adquirir com o curso de Administração.
Fala muito sobre assuntos como macro e microambiente, riscos, planejamento, estratégias, negociação. E um pouco da história como a crise de 1929 que foi a quebra da bolsa de Nova York qual afetou o Brasil principalmente na importação de café isso dificultou a importação desse produto e para proteger a economia do país o governo comprou o próprio produto e queimou, essa atitude teve críticas por parte de algumas pessoas.
Fontes:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/exportacao-e-importacao-qual-a-diferenca-e-quais-suas-vantagens/48014.
http://www.abracomex.org/.
Livro Maurício Manfré.
Comentarios